Está chegando uma das melhores épocas para o comércio brasileiro, iniciando com a Black Friday, que neste ano será no dia 24 de novembro, seguida pelo Natal, que sempre foi a data mais importante do ano para o comércio. Esse é um momento importante para reforçar sua gestão financeira para organizar seu negócio e não perder vendas.

O termo foi criado nos Estados Unidos, associado ao varejo que nomeou dessa forma a sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, pois é o dia que dá início ao período de compras para o natal. Mas a ideia foi adotada por diversos outros países, inclusive o Brasil.

No dia específico as lojas costumam abrir mais cedo e oferecem grandes ofertas, tudo para atrair o maior número de consumidores e fazer com que eles tenham mais tempo para adquirir os produtos. Milhares de pessoas aguardam em filas enormes a abertura das lojas para aproveitarem o maior número de ofertas.

No Brasil a primeira Black Friday aconteceu em 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. De lá para cá o comércio virtual em geral aderiu a data e ano após ano bate recordes de vendas.

Os números são impressionantes e comprovam a força dessa data para o comércio. Para esse ano a expectativa é que as vendas chegam a 2,2 bilhões de reais, valor 15% superior ao apurado no ano de 2016.

De acordo com uma pesquisa do Google, esse ano cerca de 7% a mais de consumidores, em comparação ao ano passado, pretende aproveitar a Black Friday para adquirir produtos. A mesma pesquisa descobriu que as pessoas começam a buscar sobre os preços dos produtos com cerca de duas semanas de antecedência.

O Google também mostrou outro dado importante, cerca de que 37% dos entrevistados se mostraram descrentes ou inseguros sobre as compras na Black Friday. Isso se deve a alguns problemas apresentados nos anos anteriores que passaram pela maquiagem de preços, atrasos na entrega e venda de produtos que não existiam mais em estoque.

Como um sistema de gestão financeira pode ajudar sua empresa na Black Friday?

O sistema ERP é um sistema de gestão financeira desenvolvido através de um conjunto de softwares que agem de maneira integrada e unificam os processos e informações do negócio em uma única plataforma.

Essa plataforma de gestão permite que todas as informações sejam acessadas em um mesmo local, e com total acesso por qualquer equipamento (computador, tablets ou smartphones) com acesso à internet. Com o acesso facilitado a todos esses dados é muito mais fácil criar estratégias eficientes e planejar investimentos de recursos nas áreas que realmente precisam. Veja algumas funcionalidades:

  • Controle Financeiro
  • Estoque
  • Clientes
  • Vendas
  • Notas fiscais
  • Gestão de Contratos
  • Emissão de relatórios

Sistema ERP e a Black Friday

A ferramenta de Gestão Empresarial pode ajudar sua empresa a administrar melhor o negócio, organizando estoque, estabelecendo datas de entregas, emitindo as notas fiscais dos produtos sem qualquer tipo de dificuldade ou erro.

Outro ponto importante é que a ferramenta reúne todas as informações sobre os clientes que já efetuaram compras em sua empresa. Dessa forma será mais fácil segmentar e criar campanhas de marketing digital e alcançar excelentes resultados de vendas. Além disso, são informações úteis para identificar quais produtos são mais procurados e assim aumentar o estoque para a data tão esperada.

Soluções Financeiras e Black Friday

Mas de nada adianta administrar bem o estoque, criar uma estratégia eficiente de marketing e oferecer aos clientes um sistema de pagamento ineficiente ou pouco seguro.

Tenha um sistema de solução financeira eficaz, que aceite os principais meios de pagamento disponíveis no mercado e que ofereça integração com sua ferramenta de ERP com segurança e serviços de antifraude. Isso é essencial para gerar a melhor experiência para seu cliente e garantir as vendas da Black Friday desse ano e outras vendas ao longo do ano.

Um sistema de pagamento completo oferece soluções focadas em aumentar as vendas da sua empresa, com sistemas inteligentes e altamente seguros para seu negócio. Isso facilita o processo de pagamento para seu cliente, sem perder a segurança e eficiência de um compra.

A integração com o sistema de ERP torna-se essencial para garantir a continuidade do processo de venda e evitar problemas com atrasos nas entregas ou venda de produtos fora de estoque.

Agora você já sabe como sua empresa pode se beneficiar com as tecnologias disponíveis de gestão empresarial e soluções de pagamento. Não perca mais tempo e prepare-se para a próxima Black Friday. Mas corra, pois faltam poucos dias!

Quer evitar problemas no grande dia e saber mais dicas de como preparar seu e-commerce para a Black Friday? Acesse: sosblackfriday.com.br

Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

é analista de marketing do gestãoclick.
Gabriela Vitória

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x