Escolha uma Página

Você sabia que as redes sociais para e-commerce podem ser de grande ajuda em relação as taxas de conversão? Pois é, diferentemente do que muitos ainda pensam, essas mídias não servem apenas para aumentar a visibilidade do seu negócio, mas também para lhe ajudar a vender mais e, consequentemente, crescer.

Neste artigo, especificamente, vamos falar da principal e mais popular de todas elas até o momento: o Facebook. Aqui, você verá os benefícios dessa ferramenta e como ela pode contribuir para o sucesso da sua loja. Não perca!

Acesso imediato aos próprios clientes

Para começar, tenha em mente que o Facebook é um dos melhores canais de comunicação que sua empresa pode ter. Ele tem a grande vantagem de possibilitar um acesso imediato aos próprios consumidores.

Nesse sentido, estamos nos referindo ao fato de que não será preciso ficar “quebrando a cabeça” para redirecioná-los ao seu site. Já é possível realizar uma compra dentro da própria rede social: por ter se tornado tão popular entre as marcas do varejo on-line, esse gigante da internet desenvolveu o Facebook Commerce, ou apenas F-Commerce.

Portanto, saiba que já é possível vender seus produtos diretamente da sua fanpage, e certamente aumentará suas taxas de conversão.

Feedback instantâneo 

Embora a geração de vendas não seja o propósito primário das redes sociais, não há como negar que boas ações podem ter um impacto bastante positivo em relação ao processo de compra, e o mesmo ocorre no que diz respeito às estratégias de marketing.

O ponto que vale destacar, nesse aspecto, é o feedback instantâneo que você terá ao lançar uma publicação. Em outras palavras, essa ferramenta é uma excelente métrica para a avaliação dos seus produtos ou campanhas promocionais, por exemplo.

Ofertas personalizadas

Outro benefício que merece atenção é a possibilidade de personalizar suas ofertas de acordo com o histórico de curtidas dos seus seguidores: as informações demográficas também ajudam no âmbito da segmentação.

Além disso, o Facebook disponibiliza um recurso chamado Lookalike Audiences. Ele é uma tecnologia que ajuda a encontrar pessoas que demonstraram interesses semelhantes aos dos seus clientes.

Para esclarecer, esses dados são obtidos por meio de:

  • Compras realizadas no F-Commerce;
  • Sites acessados;
  • Páginas curtidas;
  • Relacionamento com as marcas.

Essa análise de informações contribui para a atração de novos seguidores, que, por sua vez, podem se transformar em compradores.

Recompensas aos fãs mais fiéis 

Você já imaginou ser recompensado com ofertas exclusivas unicamente por acompanhar uma página do Facebook? Pois é, isso pode acontecer a qualquer momento.

Explicando melhor, entenda que você pode recompensar seus fãs com ofertas e promoções especiais. Clientes mais fiéis, normalmente, estarão seguindo suas redes sociais, por isso, oferecer condições que estejam disponíveis apenas a eles é uma fórmula que pode resultar em vendas.

Não o bastante, essa estratégia ainda pode fazer com que as publicações em questão se tornem virais. Isso atrai cada vez mais pessoas à sua fanpage. Teoricamente, quanto maior seu público, mais conversões você terá.

Controle de qualidade

Por permitir que os usuários interajam a qualquer momento e praticamente da forma que quiserem, o Facebook também funciona como uma espécie de controle de qualidade.

Mas você deve estar se perguntando o porquê, certo? Bem, o detalhe aqui é que essa rede social se tornou, para muitos, um canal para elogiar ou reclamar de uma empresa, seja em relação aos produtos ou serviços, por exemplo.

Imagine que um de seus clientes esbravejou em sua fanpage, porque adquiriu um determinado produto, mas acabou recebendo outro. Nesse caso, o primeiro passo é dar atenção a ele e resolver o problema da melhor maneira possível. O segundo passo é checar o porquê isso ocorreu e tomar as medidas para não ocorrer outra vez.

E o que isso tem a ver com as taxas de conversão? A resposta: muito! É bem verdade que a circunstância acima não ajudaria em nada. No entanto, elogios podem atuar como um incentivo para aqueles que estavam em dúvida sobre a qualidade do seu e-commerce.

Portanto, você deve caprichar na loja e não esquecer de agradecer os elogios no próprio Facebook, ok? As reclamações servirão para você melhorar os processos.

Fortalecimento da marca

E por último, mas não menos importante, está o fortalecimento da marca. Antes de mais nada, compreenda que as redes sociais devem ser olhadas, sobretudo, como um local para disponibilizar conteúdos relevantes.

No caso do Facebook, o ideal é fornecer, por exemplo, informações e artigos que se relacionem com a sua atividade e que possam ser de interesse dos consumidores, simples assim.

Tenha em mente que utilizar dessa rede pensando somente em vender é um erro, pois, assim, dificilmente você conseguirá engajar seus seguidores: lembre-se de que é isso que se deve buscar aqui, engajamento.

Uma dica é manter suas publicações da seguinte maneira:

  • 70% em conteúdos relevantes para o seu público;
  • 20% em informações provenientes de outras pessoas, mas que sejam relacionadas ao seu negócio;
  • 10% em produtos.

Desse modo, você não sobrecarrega sua página com ofertas e promoções, algo que não seria muito bem avaliado pelos seus seguidores. Logo, seu Facebook se tornará uma ótima ferramenta no que se refere à construção da sua marca, disso não há a menor dúvida.

Para concluir, não poderíamos deixar de mencionar que há uma série de outras mídias sociais que também podem contribuir para o aumento das suas taxas de conversão. Instagram, Twitter, Pinterest e Google+ são alguns dos exemplos, contudo, vale salientar que cada uma delas possui suas próprias características, ou seja, o que funciona em uma pode não funcionar em outra.

Enfim, o importante é que você reconheça o poder das redes sociais para e-commerce e as utilize para crescer o seu negócio. E como em qualquer atividade do ambiente digital, fique de olho nas métricas para entender os resultados e buscar as otimizações.

O que achou deste artigo? Gostou? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os acontecimentos do mercado eletrônico!

Bruna Medeiros

Bruna Medeiros

Formada em Comunicação Social pela ESPM, é analista de Marketing da MundiPagg.
Bruna Medeiros

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x