Gerar tráfego para o e-commerce é sempre uma busca diária. Porém, você sabe como as pessoas que acessam a página estão se comportando durante a navegação? Por meio de mapas de calor, essas respostas podem ser obtidas.

Com esse recurso, é possível entender quais são as partes do seu site que obtêm mais cliques. E o mais importante: não importa se são links, imagens e afins, o que ele mostra é onde os seus usuários estão clicando.

A fácil usabilidade desse recurso também é um atrativo. Ele pode ser rapidamente instalado e configurado no seu site. O gerenciamento não é uma tarefa muito difícil, o que vai tornar essa ferramenta sua companheira indispensável na hora de medir resultados.

Mas como um mapa de calor pode ajudar a vender mais? É simples: a partir do momento em que se identifica os pontos fracos, eles podem ser melhorados. Já em relação aos pontos fortes, é possível torná-los ainda mais consistentes.

Para detalhar o funcionamento desse processo, listamos uma série de dicas que mostram como tirar melhor proveito dessa poderosa ferramenta!

Maior poder de otimização

Uma otimização bem-feita, além de ganhar pontos em buscadores como o Google, contribui para uma melhor experiência do usuário.

Um mapa de calor permite entender como está sendo essa experiência. A partir disso, é possível usar essas informações para otimizar o site de forma a melhorar os resultados que estão sendo gerados.

Considerando que há cliques sendo feitos tanto em desktop como via mobile, essa estratégia auxilia a criar um processo de otimização que agregue esses dois fatores.

Precisão nos investimentos em marketing

O que mais pode comprometer um investimento em marketing? A escolha da estratégia errada é uma delas.

Levando isso em conta, é preciso estar atento para tomar as melhores decisões. Compreender o papel do cliente e da empresa nessa relação é um dos pontos fundamentais para que isso ocorra.

Entre as diversas métricas que permitem analisar os dados de uma campanha, o mapa de calor vai muito além, pois não mostra simplesmente quem é esse visitante e de onde veio, ele permite entender o que esse usuário está fazendo na sua página.

Se é notório o que desperta a atenção do público, certamente essa informação vai direcionar a sua estratégia nesse sentido, correto? Isso ajuda a criar investimentos mais precisos, afinal, você une o conhecimento interno (o potencial do seu site) com elementos externos (o comportamento do cliente).

Reforço de elementos do site

Para gerar uma venda, é preciso muito mais do que um bom produto e um preço competitivo, é necessário tornar esse processo o mais simples e prazeroso possível.

Quantas vezes você não ficou empolgado para comprar determinado item, mas ao concluir o checkout foi tão difícil que a desistência foi inevitável? Será que os seus clientes não estão passando por uma situação parecida quando acessam o seu e-commerce?

Para avaliar isso, é possível instalar um mapa de calor nessa seção e, com base nas informações obtidas, identificar possíveis problemas.

O mais importante é que um mapa de calor pode ser aplicado em qualquer parte do seu e-commerce. Imagine que os produtos do lado direito estão vendendo mais do que os do lado esquerdo, certamente há algum fator que explica o que está ocorrendo.

Para conseguir a resposta, é simples: não abra mão de usar o mapa.

Mais clareza na comunicação

Será que o seu e-commerce está passando a mensagem de forma clara? Quando citamos clareza, estamos falando da qualidade de exposição das informações referentes aos produtos.

Se a mensagem está sendo bem transmitida, os clientes vão entender e os cliques surgirão naturalmente. Caso não esteja, é possível usar o mapa de calor para identificar os motivos.

Tendo em mente que uma venda não é simplesmente dar algo em troca de determinado valor monetário, e sim apresentar uma solução para a demanda do cliente, o conceito da comunicação efetiva se torna ainda mais importante.

Por isso, conte com o poder dos mapas de calor e fortaleça esse quesito no seu e-commerce.

Aumento na taxa de conversão

Um e-commerce que sabe explorar todo o seu potencial facilmente vai ter uma taxa de conversão mais alta. Para que isso seja possível, alguns passos precisam ser dados e o primeiro deles é entender o que chama a atenção dos clientes.

Essa ferramenta que estamos detalhando permite identificar todos os cliques e mostrá-los para você no formato de um mapa, assim fica fácil ter um panorama bem completo.

Ter esse tipo de informação é fundamental não só para melhorar o seu site, como também para qualificar os processos internos e, principalmente, criar um diferencial competitivo em relação à concorrência.

Essa união de benefícios é muito importante para quem busca aumentar o número de conversões de maneira sistemática.

Melhoria da exposição dos produtos

Esse detalhe parece básico, porém é muito negligenciado quando se monta ou gerencia um e-commerce.

A exposição dos produtos em uma loja virtual faz toda a diferença no processo de venda. Nem mesmo a comparação com uma loja física, como uma livraria, onde há uma grande diferença entre os produtos que estão em destaque e os que não estão, é válida nesse caso. Afinal, quando o cliente quer algo, ele vai atrás, ignorando aqueles produtos que não lhe interessam.

Então, é muito importante que você valorize esse detalhe que pode fazer toda a diferença. Caso ainda tenha dúvidas, lembre-se de algum caso em que um produto que você tinha muita confiança acabou vendendo menos do que o esperado. Possivelmente, o mau posicionamento dele dentro da sua loja virtual contribuiu para isso.

Mapas de calor são ótimos aliados para ajudar a entender o que leva a essa situação. Mas como isso pode ser melhorado? Os testes são a melhor forma. Não está como você deseja? Altere e use o mapa de calor para medir o impacto que a mudança está gerando. Não está bom ainda? Mude novamente e aproveite o mesmo recurso.

Essa ação ajuda a tornar o processo de tentativa e erro menor em termos de custos e de tempo. Depois de um certo período, você verá que uma estratégia que funciona para um determinado item tende a funcionar muito bem para outros, o que vai facilitar ainda mais o processo.

Depois de tantas vantagens expostas, ficou claro o quão importante essa ferramenta é para aumentar as vendas do seu e-commerce.

Gostou do artigo? Então, siga as nossas redes sociais e acompanhe os conteúdos que publicamos nelas. Aguardamos você! Estamos no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter.

Simone Chaves

Simone Chaves

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRRJ, atua como Analista de Marketing na MundiPagg.
Simone Chaves

Últimos posts por Simone Chaves (exibir todos)

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x