Escolha uma Página

Desde ontem, 30/04, a adquirente Rede deixa de ter a exclusividade da bandeira Hipercard. Ambas são controladas pelo Grupo Itaú.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) homologou, no dia 05/04, dois Termos de Compromisso de Cessação (TCC) com Itaú Unibanco, Rede e Hipercard.

 

Primeiro Termo de Compromisso de Cessação – Hipercard

Até então, os estabelecimentos comerciais que desejavam aceitar cartões com a bandeira Hipercard, eram obrigados a contratar a Rede. No primeiro Termo de Compromisso, em favor da livre concorrência, o Cade determinou que a Hipercard deve habilitar outras adquirentes, além da Rede, para capturar suas transações com cartões de crédito e débito. Com essa mudança, o Cade espera que outras adquirentes tenham mais espaço para se desenvolver e que o mercado tenha maior competitividade.

 

Segundo Termo de Compromisso de Cessação – Rede

Segundo o Cade, as atuais líderes do mercado, Rede e Cielo, tinham um acordo que dificultava a entrada e o desenvolvimento de outras adquirentes. A Rede e a Cielo liberaram o uso de seus Pinpads, hardware de captura dos dados dos cartões, e uma pode utilizar o da outra. Ou seja, a Hipercard – que é uma bandeira do mesmo grupo da Rede – pode passar na Cielo, enquanto Alelo e Elo – que são do grupo da Cielo –, podem passar na Rede. Embora elas tenham dado acesso aos seus pinpads, adquirentes menores não recebem esse mesmo acesso.

No segundo Termo de Compromisso, que foi assinado pela Rede, o Cade determina que ela deve dar acesso ao seus pinpads para outras adquirentes, indiscriminadamente, uma vez que ela receba o mesmo em retorno.

O objetivo é que o mercado de pagamentos se torne mais equilibrado e que novas empresas tenham as mesmas chances de desenvolvimentos.

Para os lojistas essa mudança é essencial. Se todas as empresas seguirem o mesmo caminho, os estabelecimentos poderão ter somente uma maquininha no lugar das várias existentes hoje. Isso significa mais praticidade, menos taxas e maior poder de barganha.

 

Bruna Medeiros

Bruna Medeiros

Formada em Comunicação Social pela ESPM, é analista de Marketing da MundiPagg.
Bruna Medeiros