A Black Friday é um evento que passou a acontecer oficialmente no Brasil em 2010 e, desde então, a cada ano vem crescendo o número de empresas participantes. É uma oportunidade imperdível para aumentar suas vendas e dar visibilidade à sua loja virtual.

A Black Friday ocorre sempre na última sexta-feira do mês de novembro, esse ano será no dia 24, e se tornou o principal evento do comércio eletrônico brasileiro.

Abaixo listamos algumas dicas para que seu e-commerce seja um sucesso no grande dia!

1 – Site com uma estrutura sólida

Sua empresa tem que estar preparada para o recebimento de muitas visitas, não podendo de forma alguma o site cair por causa de muitos acessos.

Invista em uma boa hospedagem, em sistemas de monitoramento e na segurança da sua loja virtual. Ter um bom desempenho do seu site pode garantir uma Black Friday de sucesso, diminuindo a chance de perder vendas por conta de um mau funcionamento.

2 – Atendimento de qualidade

É de primordial importância que sua empresa esteja preparada para realizar vários atendimentos em tempo real. Um atendimento especializado pode diferenciar o seu e-commerce dos demais, e evitar a insatisfação dos seus consumidores.

Na Black Friday seu site terá muitos acessos simultâneos e com isso o número de dúvidas pode aumentar consideravelmente. Portanto, tenha uma equipe preparada e conhecedora de todos os produtos e/ou serviços vendidos pela empresa.

Com o avanço das redes sociais, é importante que tenha um monitoramento das mídias sociais para verificar se houve, por exemplo, algum cliente insatisfeito com o atendimento.

O atendimento deve ser prestado de forma a fazer com que o cliente se sinta confortável e confiante a ponto de realizar a compra no site, evitando que vá para a concorrência.

Além disso, agindo desta forma, você cria uma boa reputação e garante que mesmo depois da campanha da Black Friday este cliente realize novas compras.

3 – Crie uma landing page de promoções

Crie um landing page com antecedência para realizar a coleta desses leads.  É aconselhável a utilização da identidade visual da Black Friday na landing page, justamente para que entendam rapidamente do que se trata.

4 – Faça uso do popup de saída

A finalidade do popup de saída é auxiliar na coleta de leads para a sua oferta.  Este recurso aparece somente quando a pessoa está saindo da sua home page, e tem o objetivo de captar novos clientes para a sua loja e alimentar sua base.

5 – Invista em mídia paga

Utilize as plataformas Facebook Ads, Twitter Ads, Instagram Ads e GoogleAdwords para promover sua langing page. Ter um planejamento antecipado pode te ajudar a dar mais visibilidade à sua loja e, consequentemente, aumentar suas vendas na data.

O ideal é que você realize anúncios com antecedência para ter menos concorrência e atrair mais compradores.

6 – Otimize a versão mobile do seu site

O aumento do uso do celular e de vendas via mobile está aumentando consideravelmente. Pesquisas indicam que 22% de pessoas utilizam hoje a internet via celular, e destes, 15% já efetuou compras neste formato. Ou seja, é uma parcela de consumidores que você tem que atrair para a sua página.

Desta forma, é primordial que haja a otimização do site para que as compras possam ser feitas pelos celulares.

Além da otimização, é necessário que haja uma navegação intuitiva, o que faz toda a diferença na experiência do comprador. Se o cliente encontrar lentidão no checkout ou dificuldade em finalizar uma compra provavelmente vão desistir de acessar seu e-commerce.

7 – Prepare o seu estoque

Como na Black Friday a tendência é ter um aumento significativo nas vendas, há a necessidade de estar com a gestão de vendas e estoque preparada para atender os pedidos.

Desta forma, planeje para que sua logística esteja em dia. Caso contrário, nos próximos anos, os clientes que tiveram suas expectativas frustradas não procurarão mais o seu e-commerce.

8 – Seja honesto nos descontos divulgados

Muitas empresas agem de forma desonesta ao informar descontos imperdíveis, quando na verdade, o desconto é ínfimo ou sequer existe.

Portanto, é muito valioso que a honestidade esteja em primeiro lugar na hora de divulgar uma promoção. Não é uma boa prática divulgar um desconto em um anúncio e no site a oferta não existir.

Há diversos sites que monitoram e comparam preços, disponibilizando os resultados para que os consumidores possam verificar a veracidade dos valores. Com essa opção, muitos sites perdem clientes, pois ficam com a imagem de serem fraudulentos ou que agem em má-fé.

Além disso, é muito importante que você possua um sistema que te ajude a controlar todos os setores da sua empresa. Uma boa dica, é utilizar um software de gestão empresarial.

Falta menos de um mês para a Black Friday, ainda dá tempo de arrumar seu e-commerce para sua Black Friday ser um sucesso!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e dúvidas que vamos te ajudar!

Hellen Daliane

Analista de Marketing no gestãoclick, formada em Publicidade e Propaganda na Faculdade Promove. Tem paixão pelo o que faz e pelo conhecimento, movida pela curiosidade e adora novos desafios.

Últimos posts por Hellen Daliane (exibir todos)

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x