“Innovation is everything…” Robert Noyce

Essa é a frase que está escrita na entrada do prédio da Intel, em Santa Clara, no Vale do Silício. E como era de se esperar, esse lugar é impulsionado pelo desejo de construir o futuro – local e globalmente –, um desejo de mudar a história e de construir o futuro da tecnologia. Já tínhamos ouvido falar sobre isso, mas como estamos no Brasil, a milhares de quilômetros de distância, fica difícil entender ou sentir o que isso significa realmente.

Para tentar entender, aprender, respirar e mergulhar nessa cultura, embarcamos em uma viagem organizada pela galera da Mac Magazine e do iMasters para visitar empresas que estão na vanguarda da tecnologia e entender como a cultura delas vem transformando o modo como trabalhamos e interagimos no mundo todo. Dropbox, Elastic, Docker, GitHub, Zendesk, Intel e MongoDB são algumas das companhias que tivemos o prazer de visitar e conhecer pessoas fantásticas.

Vamos começar uma série de posts para contar a experiência que tivemos visitando o Vale do Silício.  A viagem tinha o foco em devs, mas aqui na Mundi, eu – que não sou dev – e o Matheus Moreira (@mvrmoreira) – que é dev –, embarcamos na jornada! Conhecemos uma galera bem gente fina, alguns de São Paulo e outros do Espírito Santo e Minas Gerais e desenvolvedores que trabalham em diversos ramos: pagamentos, fraude em pagamentos, saúde, consultoria, financeiro e outros. No total, foram 14 malucos que formaram o grupo da primeira edição da DevTrip. Muitas ainda virão e, recomendo fortemente que empresas que trabalham com tecnologia garantam seu lugar. A Mundi já está confirmada nas próximas!

devs

Acho que nosso principal objetivo aqui, não é só falar do conteúdo técnico em si, mas trazer um pouco da cultura de cada uma das empresas e mostrar que a tecnologia é uma ferramenta usada para solucionar problemas e, muito mais que isso, construir relações, eliminar barreiras, trazer eficiência e evoluir a humanidade. Tudo é consequência da mentalidade e da paixão que as pessoas e empresas que estão no Vale empregam diariamente e, que solidifica cada vez mais a cultura desse lugar, que é considerado o berço da tecnologia.

Antes de começar a contar dessa viagem queria agradecer ao Eduardo Marques da MacMagazine e ao Tiago Baeta da iMasters, tanto pela viagem como pelo trabalho de fomentar o ecossistema de desenvolvedores brasileiros. Esse é um trabalho importantíssimo para fortalecermos a comunidade brasileira e nos tornarmos referência mundial em mão de obra qualificada e tecnologia!

Vamos a DevTrip!

DEVTRIP: O Começo

Um encontro inesperado!

Chegar no Vale não é uma tarefa simples, não há voos diretos então o jeito é escolher as paradas, São Paulo, Panamá, Chicago, Houston, Cidade do México. Fomos de Copa Airlines, com uma parada rápida no Panamá. Aquela ansiedade de chegar logo no destino já atormentava o grupo, porém algo surpreendente iria dar um pontapé fantástico na jornada.

Ao entrarmos na fila para pegar a conexão Panamá – São Francisco, encontramos uma das maiores lendas da tecnologia mundial, um guru que revolucionou o conceito dos computadores, Steve Wozniak. Isso mesmo! Quem diria que a primeira devtrip começaria assim? Ele começou com o Steve Jobs uma das maiores empresas da atualidade, a Apple, e muito da tecnologia que utilizamos hoje foi viabilizada por esse gênio. Olha ele aí!

IMG_1027

A devtrip já tinha começado bem então, chegamos em São Francisco exaustos, comemos e fomos dormir para começarmos as visitas no dia seguinte.

Fique ligado no blog que toda semana contaremos mais um pouco sobre como foi a viagem.

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x