Quem deseja crescer e se destacar no ramo do comércio eletrônico precisa compreender, antes de mais nada, que o bem mais valioso para toda e qualquer empresa é a sua base de compradores fiéis. Em vista disso, é fundamental que você saiba como fidelizar clientes se quiser garantir o futuro do seu negócio.

Conquistar os consumidores é o que pode, de fato, fazer com que seu e-commerce se mantenha em evidência perante os concorrentes. E se você não fizer isso, eles farão, acredite.

Por essa razão, preparamos este artigo para lhe apresentar as dicas que o ajudarão a fidelizar clientes. Quer saber quais são? Então, continue a leitura e confira!

Preste um atendimento de excelência

 

Você já deve ter escutado que o atendimento é fundamental para o negócio, sobretudo em tempos de redes sociais. Pois é: fique realmente atento a esse fator para proteger a reputação do seu negócio. Além disso, o modo como os consumidores são tratados é o que pode fazê-los voltar ou não à sua loja.

Por isso, procure prestar o melhor atendimento possível, sempre buscando a excelência! Nesse sentido, tudo o que envolve a aquisição de um produto deve fazer parte desse processo, da pré ao pós-venda.

Em outras palavras, não permita que os clientes deixem seu e-commerce com dúvidas ou reclamações, isso é muito importante. Ao serem bem atendidos, a chance deles retornarem aumenta consideravelmente.

Um ponto que também vale destacar é a importância de estar presente em variados canais de relacionamento, como e-mail, telefone, chat on-line, WhatsApp, redes sociais e lojas físicas quando possível: essa presença multicanal é conhecida no e-commerce como omnichannel. Mas não se esqueça, só abra um canal se você realmente conseguir fazer o atendimento nele, caso contrário, o menos é mais!

Interaja com seu público pelas redes sociais 

 

Muitos empreendedores ainda não se deram conta do poder que as redes sociais têm em relação à fidelização de clientes. Você, por acaso, saberia dizer por que elas são tão importantes?

De qualquer modo, não se esqueça de que essas mídias amplificam as palavras dos consumidores, sejam elas positivas ou negativas. Sabendo disso, é essencial que você esteja em contato com seu público diariamente, interagindo com ele sempre que necessário. Responda opiniões, agradeça os elogios e, claro, dê explicações em caso de reclamações.

Esse cuidado mostra que sua empresa se importa com o que os clientes pensam e que está à disposição para resolver os possíveis problemas que possam vir a ocorrer. Não acredita nisso? Então, faça o teste e comprove como eles ficam satisfeitos em ter a sua atenção; isso os faz se sentir especial.

Aposte em ofertas e promoções segmentadas 

 

Que as ofertas e promoções em geral contribuem para a atração dos compradores não é uma novidade. No entanto, para fidelizá-los por meio dessas ações será preciso apostar na segmentação. E o que isso quer dizer nesse caso?

Basicamente, entenda que segmentar as ofertas é nada mais nada menos do que criar condições específicas para um determinado cliente. Para ilustrar, considere oferecer descontos exclusivos e especiais para:

  • Os aniversariantes do dia ou da semana;
  • A segunda compra;
  • O aniversário de 1 ano da primeira compra;
  • Quem realizou “X” compras na loja.

Outra ideia é abordar os “sumidos”, isto é, aqueles que não retornam à sua loja há 6 meses ou 1 ano, por exemplo, mas que já adquiriram seus produtos por mais de uma vez. Aqui, use a sua criatividade para encontrar uma forma de reatar essa relação.

Contudo, para que essa segmentação seja possível, é necessário contar com boas ferramentas de marketing digital. E, claro, elas devem ser integradas à sua plataforma de e-commerce.

No que se refere às tradicionais ofertas, como de Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, Natal e outras tantas, continue fazendo. Entretanto, elas não terão o mesmo efeito pelo simples fato de que seus concorrentes também as farão.

Uma dica que pode lhe ajudar a desenvolver promoções segmentadas é “monitorar” o trabalho das principais referências do comércio eletrônico. Eles sabem fidelizar clientes como poucos, acredite.

Ofereça frete gratuito

 

Com certa semelhança aos descontos, o frete grátis também pode ser utilizado como uma estratégia para conquistar os consumidores. Queira você ou não, o valor cobrado pela entrega dos produtos é um fator que muitas vezes resulta na desistência de uma compra.

No entanto, é preciso que essa abordagem seja muito bem pensada, especialmente se você atua em todo o território nacional. Regiões distantes do seu negócio naturalmente elevarão os custos, o que reduzirá sua margem de lucro.

Entenda que não há uma metodologia mais correta, mas, sim, aquela que melhor se adéqua ao seu e-commerce. A ideia por trás do frete gratuito é fazer com que os clientes comprem novamente da sua loja.

Portanto, você pode, se for possível, oferecer esse benefício para quem gastar um valor acima de “X”, por exemplo. De qualquer maneira, somente faça isso se você tiver a certeza de que sua saúde financeira não está em jogo.

Agora, se o custo médio do frete não representar muito em relação ao valor dos seus produtos, oferecê-lo gratuitamente para qualquer compra certamente aumentará suas taxas de conversão. Infelizmente, há quem diga que não aceita pagar a entrega, e isso é mais normal do que você imagina.

Por fim, vale ressaltar que não há nada melhor para uma empresa do que o “marketing boca a boca”. E isso é algo que somente os consumidores mais fiéis farão. E lembre-se: o processo de fidelização envolve surpreender e mimar o seu público para que ele não procure os concorrentes.

Como empreendedor e gestor de um e-commerce, você deve obrigatoriamente ter uma visão de longo prazo, e fidelizar clientes é o primeiro passo para assegurar suas atividades no amanhã, disso não há a menor dúvida.

Enfim, esperamos que este artigo realmente tenha lhe ajudado a entender a importância da fidelização. Se você achou interessante e gostaria de ficar por dentro de outros assuntos tão relevantes quanto, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail!

Bruna Medeiros

Bruna Medeiros

Formada em Comunicação Social pela ESPM, é analista de Marketing da MundiPagg.
Bruna Medeiros

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x