Escolha uma Página

Conhecemos o mercado de e-commerce e os desafios que um lojista encontra quando quer começar a vender online. No início, tudo pode parecer simples, como se fosse apenas colocar os produtos no site. Porém, a realidade é bem mais complexa. Para entrar nesse mercado e não ser apenas mais um site na briga por cliques, é necessário aprender sobre integração com gateway, marketing digital, gerenciamento de estoque, logística, atendimento ao cliente, servidor, plataformas e adquirentes.

A chave para o sucesso é encontrar os parceiros certos e garantir uma integração bem-feita entre os serviços contratados. Integração…. Essa é uma palavra muito utilizada no mercado online, mas você sabe exatamente o que isso significa?

Integrar nada mais é do que conectar diferentes serviços, fazendo que cada um cumpra seu papel da melhor forma.

Por isso, é importante ter uma boa integração com um gateway de pagamentos. Isso garante que todas as suas informações de transações serão processadas automaticamente e com um fluxo inteligente. Você pode gerir seus pedidos com mais praticidade. Quanto mais informações você passar, melhor.

Um bom serviço de gateway é aquele pensado de forma modular, com diversas funcionalidades e flexibilidade para você escolher quais se encaixam melhor no seu negócio.

Ou seja, você integra apenas uma vez e obtém uma peça fundamental no seu negócio. Você poderá aceitar diversos meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, cartão de débito ou transferência online) e utilizar diversas funcionalidades inteligentes focadas em aumentar sua conversão.

 

Integração com gateway na prática

 

Agora que falamos um pouco da teoria, vamos para a prática. A primeira coisa que o lojista deve levar em consideração é a ferramenta que faz seu e-commerce existir. Ele pode ser desenvolvido através de plataformas como Vtex, Jet Commerce ou EZ Commerce, através de um módulo open source como Magento, Shopify, ou WooCommerce ou por um desenvolvedor próprio.

 

Módulos Open Source ou Plataforma

 

Uma vez que o e-commerce já tenha uma plataforma ou utilize um módulo open source, o lojista precisa escolher o melhor gateway para o seu negócio. Depois de definido, é preciso saber se a plataforma ou o módulo do e-commerce já possuem integração com gateway.

Se a essa integração ainda não existir, é importante verificar se há a possibilidade e o interesse deles integrarem. Caso não, o processo se torna mais complexo e o lojista terá duas opções: procurar outro gateway que tenha integração com sua plataforma/modulo ou fazer a integração com um desenvolvedor próprio. Essa  opção traz mais flexibilidade ao lojista, porém provavelmente terá um custo maior.

Caso a plataforma ou o módulo open source já tenha a integração, o processo é muito simples. Basta entrar em contato com o gateway e escolher as funcionalidades mais adequadas para o seu negócio. Também será preciso entrar em contato com adquirentes e antifraude. Geralmente, as plataformas utilizam um painel para acompanhamento, para começar a usar os serviços solicitados, é preciso habilitá-los neste painel. Uma vez que o gateway, adquirente e antifraude estejam habilitados no painel da plataforma, o lojista já estará apto para utilizar os serviços.

 

Desenvolvedor próprio

 

Se seu e-commerce foi desenvolvido por desenvolvedor próprio, você precisará pegar a documentação do gateway para seu desenvolvedor analisar. Em geral, você encontra a documentação no próprio site.  Caso tenha dificuldade, você pode solicitar com o departamento comercial do gateway.

A documentação apresenta todos os serviços e funcionalidades que o gateway disponibiliza, se ele é PCI (saiba mais aqui) e as informações técnicas. É a partir da documentação que o desenvolvedor conseguirá fazer a integração do site com o gateway.

Agora, você sabe todos os passos para ter a integração com gateway e já sabe por onde começar. Antes de contratar esse serviço, é essencial que você pesquise bastante sobre qual o gateway e quais funcionalidades serão mais adequadas para seu tipo de negócio.

 

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x