É normal não perceber que os serviços via plataforma SaaS já são comuns no dia a dia das pessoas. Se você gosta de assistir filmes na Netflix e ouvir músicas no Spotify, por exemplo, saiba que esses serviços são exemplos dessa solução.

Ela também está presente no comércio eletrônico, possibilitando a automatização de cobranças e a criação de um clube de assinaturas com pagamento recorrente em cartão. Por isso, preparamos este artigo que conta tudo sobre essa tecnologia, mostrando como é o seu funcionamento e os principais benefícios.

Continue a leitura e saiba como automatizar a cobrança on-line via plataforma SaaS!

O que é a plataforma SaaS?

SaaS é uma sigla em inglês que significa Software as a Service. Em português, podemos traduzi-la do seguinte modo: “software como um serviço”. Trata-se de uma aplicação que não precisa ser instalada em um dispositivo, portanto, pode funcionar apenas com uma conexão à internet.

Isso significa que esse é um software que pode ser usado de maneira simples e remota em computadores, tablets e smartphones. Como estamos falando de um serviço, você não precisa adquirir a licença de uso — somente efetuar o pagamento de uma mensalidade ou anuidade para usufruir o que é oferecido.

No e-commerce, as plataformas das lojas contam com diversas soluções de Software as a Service. Uma delas é a possibilidade de automatizar as cobranças on-line dos clientes por meio de um sistema de assinaturas. Eles escolhem os produtos que desejam adquirir periodicamente e a plataforma efetua a cobrança recorrente.

Como funciona a plataforma SaaS?

Lembre-se de quantas vezes por mês ou por ano você se desloca de casa até um determinado estabelecimento para comprar o mesmo tipo de produto. A internet tornou esse processo mais fácil, afinal, nós ganhamos a possibilidade de efetuar as compras on-line. Mesmo assim, existia espaço para melhorar.

Foi assim que surgiu o sistema de cobrança on-line recorrente. Ele se tornou muito popular nos clubes de assinatura, conhecidos por venderem produtos de um mesmo segmento em um kit, com valor geralmente mais em conta do que se o cliente comprasse os itens separadamente.

Observe que aí nós identificamos benefícios para o lojista virtual e o cliente. Enquanto o cliente recebe periodicamente os produtos que necessita em casa, sem ter de se preocupar com agendamentos e lembretes para pagar, o lojista é pago na data de vencimento acordada com o cliente.

Como gestor de e-commerce, você tem a possibilidade de contratar uma plataforma SaaS de automatização de cobrança on-line e definir os tipos de planos que serão oferecidos ao público: pré-pagos, pós-pagos e com cobranças em dias específicos. Dá até para oferecer todos os planos e deixar que o cliente escolha.

Como ela consegue mensurar os resultados?

A plataforma SaaS funciona de maneira integrada com o seu comércio eletrônico, portanto, registra e entrega para você todos os dados gerados pelas suas transações. Um deles é o LifeTime Value (LTV), que aponta o valor do tempo de vida do cliente e quanto ele pode trazer de receita para a sua loja virtual.

Outra forma da plataforma SaaS mensurar resultados se dá por meio do Monthly Recurring Revenue (MRR). Esse índice usa a receita recorrente mensal para prever as receitas futuras obtidas pelos sistemas de assinatura e pagamentos recorrentes, ajudando a identificar o momento certo para expandir o negócio.

Nós sabemos que manter um cliente em nossa base custa menos do que conquistar um novo, não é verdade? Por esse motivo, devemos conhecer o índice de cancelamento do nosso negócio para garantir a sustentabilidade dele. Sendo assim, a plataforma SaaS ajuda nesse cálculo e fornece o Churn, a porcentagem de clientes perdidos.

Tão importante e preocupante quanto o número de cancelamentos é a taxa de inadimplência entre os clientes. Quando esse índice é alto, pode afetar a sua estratégia de negócio e exigir rápidas tomadas de decisões, portanto, é importante acompanhá-lo sempre de perto.

Com todos esses dados que a plataforma SaaS monitora, é possível contar com informações valiosas para a estratégia do seu negócio.

Quais são as vantagens dessa plataforma?

Usa a infraestrutura do fornecedor

Já que a plataforma SaaS não necessita de um servidor local, você reduz custos ao usar a infraestrutura do fornecedor. Pagar um plano mensal, bimestral, semestral e até anual é mais barato do que o investimento em equipamentos novos e a adaptação de tecnologias para que fiquem integradas com as suas.

Torna fácil a implantação e operação do sistema

Se não precisa instalar em cada uma das máquinas que operam o seu e-commerce, a plataforma SaaS é mais fácil de implementar e operar. Isso proporciona um impacto mínimo na rotina de trabalho dos seus colaboradores. Os serviços oferecidos via Software as a Service também são mais fáceis de gerenciar.

Garante a segurança da informação

As transações que ocorrem com a ajuda de uma plataforma SaaS para a cobrança on-line dos seus clientes precisam ser seguras e confiáveis, afinal, lidam com os dados das inúmeras pessoas que compram na sua loja virtual. As soluções SaaS também permitem a criptografia dos dados, impedindo fraudes e a ação de hackers.

Recebe as novidades

Quando a plataforma SaaS tiver uma atualização, isso não demandará tempo e suporte técnico em cada um dos computadores e servidores da sua loja virtual. O update ocorre na central da plataforma e cada usuário, ao acessá-la, confere as mudanças. Essa praticidade possibilita focar na estratégia do seu negócio e, desse modo, crescer.

Oferece novos serviços para os seus clientes

No começo deste artigo, apresentamos alguns dos principais serviços que são oferecidos via plataforma SaaS. Entre eles, está o sistema de cobrança on-line via planos de assinatura. Essa é a possibilidade de criar serviços para os seus clientes e, ao mesmo tempo, aumentar o faturamento e lucro da loja virtual.

Quer usar os serviços da plataforma SaaS e de assinatura? Entre em contato com a gente!

Nova API

Para você que já está integrado à nova API, lançamos um novo Dashboard. Para acessá-lo, clique aqui:


NOVO DASHBOARD

API antiga

Caso você continue integrado à nossa API antiga, acesse por aqui o antigo Dashboard:


ANTIGO DASHBOARD
fechar