Gestores e donos de e-commerces devem estar sempre atentos para as novas tecnologias e estratégias que possibilitam otimizar os resultados do negócio, principalmente aquelas que não exigem investimentos elevados. Por isso, você precisa conhecer a importância do CRO em e-commerce.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é o CRO e qual a relevância de adotar essa estratégia na loja virtual para alavancar resultados. Boa leitura!

O que é CRO?

A sigla CRO significa “Conversion Rate Optimization”, que pode ser traduzido como “Otimização da Taxa de Conversão” ou apenas “Otimização de Conversão”. O termo se refere a um conjunto de estratégias otimizadas cujo objetivo é levar o consumidor a concluir uma ação, seja enviar um formulário, converter ou finalizar uma compra, por exemplo.

A estratégia é baseada na realização de testes A/B, com o objetivo de identificar as práticas mais bem-sucedidas entre os consumidores, de forma a alavancar as conversões com mudanças simples, mas eficientes.

Como funciona o CRO na prática?

Imagine que você tenha uma página de produto que receba um tráfego elevado: 500 visitantes ao dia. Entretanto, apenas 2%, ou seja, 10 pessoas finalizam a ação e realizam a compra. Muitos pensariam que a solução seria aumentar o número de visitantes para aumentar as vendas, contudo, essa alternativa exigiria um investimento enorme em mídias e marketing.

Utilizando o CRO, analisa-se o mapa de calor da página, que permite identificar como os usuários navegam por ela e o que ocasiona tanta desistência. Realizando os testes A/B, obtêm-se duas páginas com mudanças direcionadas pelos dados analisados e verifica-se qual delas tem maior adesão dos consumidores, promovendo um aumento da taxa de conversão.

A página que apresentar melhor desempenho no teste é colocada no ar para começar a gerar mais conversões que a anterior. A mudança pode incluir uma CTA (chamada para ação) maior ou com cor diferente, uma nova descrição do produto, uma foto mais atrativa, etc.

Assim, apenas com alterações simples na página é possível alcançar mais resultados e melhorar as vendas daquele produto. Com isso, o CRO em e-commerce se apresenta como uma estratégia essencial para consolidar o negócio.

Qual a importância do CRO em e-commerce?

Agora que já vimos como o CRO afeta diretamente os resultados do e-commerce usando dados acessíveis para a equipe de marketing e sem exigir investimentos adicionais, separamos 7 aspectos que mostram a importância de adotar essa estratégia.

Impactar número maior de clientes

Para colocar a estratégia de CRO em prática, é preciso identificar todos os caminhos de conversão do site, e não apenas aqueles diretamente relacionados às vendas. Melhorando as conversões em blog, pop-ups e formulários, é possível aumentar a base de consumidores inscritos.

Mesmo que muitos desses usuários não estejam prontos para finalizar uma compra, ter o e-mail deles permite que você faça a nutrição dos leads via e-mail marketing, aumentando as oportunidades de vendas.

Outro aspecto importante é que o CRO permite diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Cliente), por aumentar a conversão sem exigir novos investimentos. Com isso, o e-commerce tem chances de impactar mais clientes com o mesmo orçamento de marketing, pois fica mais barato adquirir um novo cliente.

Aumentar o volume de vendas

A capacidade de vendas de uma loja virtual está diretamente relacionada com o potencial de impactar os consumidores continuamente. Tornando o site mais otimizado para conversão, há, consequentemente, uma melhora na usabilidade, ficando mais fácil para o usuário finalizar uma ação.

Essa melhoria afeta diretamente nas vendas, pois a navegabilidade do site é um aspecto importante para que o consumidor encontre as informações e os produtos que deseja. O aumento das vendas também é resultado da diminuição do CAC e de um fluxo de nutrição com uma base maior de leads.

Melhorar a performance em mídia paga

As mídias pagas estão cada vez mais competitivas, o que exige um orçamento crescente nessa área para ter sucesso nas campanhas. A estratégia permite dar mais visibilidade para a marca, aumentar o tráfego e atrair mais usuários, entretanto, cada acesso tem um custo para o e-commerce.

Quando esse usuário não executa nenhuma ação no site, o CAC aumenta. Portanto, ao investir em estratégias de otimização, obtém-se um aumento nas conversões dos consumidores oriundos das mídias pagas, melhorando a performance das campanhas.

Conquistar leads mais fortes

Tentar converter todos os visitantes do site é uma tarefa trabalhosa e ineficiente, pois nem todos são qualificados para o seu negócio. Além disso, é mais custoso tentar nutrir leads que não vão se converter em clientes.

Com as técnicas de CRO, o foco é melhorar a conversão de leads qualificados, pois as mudanças realizadas são focadas no comportamento dos atuais clientes. Com isso, as chances desses leads se tornarem compradores são muito maiores, fazendo com que haja uma melhoria na base da marca.

Expandir os resultados sem investimento adicional

O CRO é uma das poucas estratégias digitais que permite incremento expressivo da receita e dos resultados do negócio sem exigir investimentos adicionais na área. As melhorias e os testes A/B devem ser conduzidos com os dados disponíveis, o que torna possível fazer otimizações sem ter de aumentar o orçamento.

Entretanto, o crescimento da receita possível com a otimização para conversão permite aumentar o investimento direcionado ao marketing, fazendo com que mais consumidores sejam impactados, convertam e se tornem clientes. Esse ciclo se retroalimenta e proporciona ascensão continuada ao negócio.

Aumentar a competitividade

Será que quando um usuário não converte no seu site ele desiste da compra ou vai procurar o produto na concorrência? Muito provavelmente a segunda opção, correto? Assim, cada usuário que converte no site, diminui os potenciais clientes dos concorrentes, tornando a sua marca mais competitiva.

Conforme a estratégia permita atrair mais consumidores e “tirá-los” da concorrência, mais os novos investimentos no marketing possibilitarão manter esse sucesso continuamente, fazendo com que a marca seja uma referência e autoridade.

Tomar decisões com base em dados

As decisões de negócio são fundamentais para solidificar a marca e fazê-la mais competitiva, com consequente aumento dos clientes, das vendas e da receita. Mas esse objetivo só será alcançado com decisões inteligentes e baseadas em dados.

A otimização da taxa de conversão só é bem-sucedida quando realizada com base nas informações sobre comportamento de compra disponíveis nas ferramentas de monitoramento do e-commerce, portanto, são decisões racionais e com maiores chances de sucesso.

No desenvolvimento da estratégia, não faça testes A/B baseados em achismos ou intuição. Os dados, métricas e indicadores de desempenho estão aí justamento para embasar escolhas mais inteligentes e são grandes aliados do seu negócio.

E aí, gostou dessas dicas sobre a importância do CRO em e-commerces e quer saber mais sobre as tendências da área? Então, confira o nosso conteúdo “Você sabe o que é CAC e por que ele é importante para o e-commerce?“.

Simone Chaves

Simone Chaves

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRRJ, atua como Analista de Marketing na MundiPagg.
Simone Chaves

Últimos posts por Simone Chaves (exibir todos)

Nova API

Para você que já está integrado à nova API, lançamos um novo Dashboard. Para acessá-lo, clique aqui:


NOVO DASHBOARD

API antiga

Caso você continue integrado à nossa API antiga, acesse por aqui o antigo Dashboard:


ANTIGO DASHBOARD
fechar