O mercado de alimentos saudáveis no Brasil está em constante expansão. Em média, o segmento movimenta US$ 35 bilhões por ano. E não para por aí, os números mostram uma expansão considerável para os próximos anos. De acordo com estudo de 2017 realizado pela agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação no país cresceu 98% de 2009 a 2014, e estima-se que até 2021 deve crescer cerca de 4,41% ao ano.

O comportamento do brasileiro também vem mudando ao longo dos anos e, segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), ele é o mais saudável do mundo quando vai às compras. O levantamento mostra que a quantidade de produtos com nutrientes benéficos à saúde presente na dieta dos brasileiros é consideravelmente maior do que no resto do mundo.

A partir dessa busca por alimentos nutritivos por parte dos consumidores, a Liv Up, startup de alimentação saudável, aproveitou esse mercado cheio de oportunidades para consolidar seus produtos e virar referência de comida balanceada, prática e voltada totalmente para o ambiente virtual.

De pratos simples à veganos, Liv Up oferece opções para todos os gostos

Fundada em 2016, pelos amigos Henrique Castellani e Victor Santos, a Liv Up é um e-commerce de alimentação saudável que fornece diversas opções rápidas, práticas e saudáveis, produzidas com ingredientes prioritariamente orgânicos. Com uma proposta diferenciada, a empresa oferece uma vasta gama de refeições e snacks, incluindo opções vegetarianas, veganas, sem glúten e sem lactose.

prato de comida da Liv UpLiv Up fornece refeições e snacks práticos e saudáveis (Foto: Divulgação Liv Up)

Pelo site, é possível escolher porções individuais, pratos completos ou combos - que fazem muito sucesso entre os consumidores. Cerca de 99% dos pedidos são para mais de um consumo, ou seja, são comprados para uma semana ou um mês inteiro.

O objetivo da marca é levar produtos nutritivos e receitas exclusivas para cada vez mais pessoas, de forma prática para facilitar o dia a dia dos consumidores. Em média, a Liv Up vende 70 mil refeições por mês pelo e-commerce, um reflexo da grande procura da população por uma alimentação balanceada.

Liv Up e Mundipagg: experiência completa para o consumidor

Uma das preocupações do Victor Santos, um dos fundadores da Liv Up, era proporcionar uma boa experiência em todo o processo, desde a escolha dos produtos no site, o pagamento, a logística de entrega, até o consumo dos alimentos.

“Diante de tanta demanda, pensamos em um modelo de negócio que atendesse todos os tipos de pessoas, oferecendo desde pratos simples a mais complexos, proporcionando facilidade e praticidade pro dia a dia dos consumidores, e oferecendo uma experiência prazerosa de compra”, conta Victor.

Victor Santos, fundador da Liv UpVictor Santos, um dos fundadores da Liv Up (Foto: Divulgação Liv Up)

No entanto, a principal dificuldade dos sócios para proporcionar essa experiência completa foi a de encontrar uma forma de oferecer o pagamento online com voucher alimentação e refeição, que eram muito solicitados pelos clientes.

“O pagamento por voucher online é uma necessidade dos consumidores, pois como vendemos comida, nossos clientes pediam para aceitarmos voucher. Ainda não tínhamos encontrado uma plataforma que oferecesse esse serviço digital, então começamos a desenvolver isso internamente. Mas aí conhecemos a Mundipagg e decidimos utilizar a solução para Sodexo e VR deles, que já estava pronta”, conta Victor.

Voucher online: mais comodidade para loja e cliente

Com a ajuda da Mundipagg, a Liv Up tornou-se uma das primeiras empresas do mercado a aceitar as opções de pagamento com voucher online, consolidando sua posição de referência no segmento.

“Oferecer essa experiência online do voucher é muito legal e faz parte do nosso DNA de levar praticidade ao cliente. O consumidor já faz todo o pedido pelo site, então não faz sentido levar a ele uma maquininha para finalizar o pagamento. O usuário não precisa ficar preso em casa esperando para pagar, ele tem a comodidade de fazer tudo pela internet e receber os produtos em casa ou no trabalho”, explica.

Um dos desafios da Liv Up era proporcionar uma boa experiência de compra (Foto: Divulgação Liv Up)

Um grande diferencial da marca também é a questão da logística dos produtos. Todas as comidas são produzidas internamente pela Liv Up e os pedidos podem ser agendados de acordo com a disponibilidade do consumidor, que escolhe pelo site o dia e período de sua preferência.

Número de pedidos autorizados de voucher aumentou 371%

Desde a implementação no e-commerce da Liv Up, em outubro de 2017, a quantidade de pedidos autorizados das duas bandeiras online – Sodexo e VR - aumentou em 371%, o que mostra a boa aderência dos consumidores a essa nova opção de pagamento no site.

“A experiência tem sido muito positiva, tivemos muitos clientes que compravam do método antigo, com maquininha, e passaram a pagar tudo online, pela comodidade. Eles preferem fazer tudo pela internet para não ter que se preocupar depois”, afirma Victor.

Hoje, apenas 17% das vendas de voucher no e-commerce são feitas com voucher online, mas a expectativa da empresa é migrar todas as transações para online até o ano que vem. Além disso, nos últimos 7 meses, o faturamento com voucher cresceu 73% a mais do que o faturamento com outras formas de pagamento da empresa. Ou seja, enquanto o faturamento com voucher cresceu 269%, o com cartão de crédito e boleto cresceu 156%.

A fórmula para o sucesso da startup não foi só na cozinha, mas também fora dela. Para Victor, a parceria com a Mundipagg foi essencial para atingir esses resultados.

“Acredito que as duas empresas possuem muita sinergia na forma de trabalhar, pois têm o apetite para fazer dar certo e pensam sempre no cliente. Queremos parceiros assim, que queiram desenvolver soluções focadas no cliente, que não se acomodem e que corram atrás de resultados”.

Simone Chaves

Simone Chaves

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRRJ, atua como Analista de Marketing na MundiPagg.
Simone Chaves

Nova API

Para você que já está integrado à nova API, lançamos um novo Dashboard. Para acessá-lo, clique aqui:


NOVO DASHBOARD

API antiga

Caso você continue integrado à nossa API antiga, acesse por aqui o antigo Dashboard:


ANTIGO DASHBOARD
fechar