Você já ouviu falar sobre pagamento recorrente? Eles são muito comuns no meio do entretenimento, de serviços digitais, SaaS, academias e escolas. Funcionam como assinaturas, ou seja, são pagamentos contínuos que são agendados para o seu cliente.

Esse método funciona muito bem para serviços, mas cada vez mais vem crescendo para a venda de produtos personalizados e clubes de assinaturas. Grandes players do mercado utilizam essa forma de pagamento para fidelizar clientes e garantir a frequência do pagamento.

Entenda como funciona a Assinatura na MundiPagg, as funcionalidades e os benefícios que esse produto oferece!

Quais meios de pagamento podem ser utilizados?

No pagamento recorrente o consumidor pode escolher se quer fazer o pedido utilizando cartão de crédito ou boleto bancário. Uma vez selecionado o método de pagamento, todas as transações futuras serão criadas com o meio escolhido.

No entanto, caso seja necessário, é possível alterar a forma de pagamento posteriormente. Ou seja, se o consumidor criou uma assinatura com boleto, mas depois de alguns meses preferiu trocar para descontar o valor direto no cartão de crédito, ele consegue fazer essa mudança.

Para isso, basta o consumidor solicitar a alteração ao lojista, que este consegue configurá-la em seu sistema. Para o dono do e-commerce, essa flexibilidade é essencial para fidelizar o cliente e evitar inadimplências. 

Quais as funcionalidades e benefícios da Assinatura?

Para utilizar o pagamento recorrente na MundiPagg o lojista não precisa criar uma regra de negócio do seu lado, a assinatura é feita de forma automatizada. O intervalo de tempo, valor e a quantidade de cobranças dependerá do que foi acordado com o consumidor.

Com a Assinatura é possível cadastrar e agendar algumas funções para o seu cliente usufruir. A escolha de qual funcionalidade será usada no e-commerce fica a cargo do lojista decidir, pois pode variar de acordo com seu negócio. Confira algumas das opções disponíveis!

Criar planos pré-definidos

Você pode criar planos na venda recorrente! O plano é um modelo pré-definido que, a partir dele, podem ser criadas várias assinaturas.

Por exemplo, imagina que uma academia oferece ao cliente alguns tipos de pacotes ou atividades avulsas. O consumidor pode escolher entre o plano Simples, que custa R$100  e oferece duas atividades; o Master, que custa R$200  e oferece todas as atividades; ou realizar apenas uma ou duas das atividades avulsas disponíveis.

Nesse caso, quando o consumidor escolher o seu pacote, ele só precisa criar a Assinatura com o plano Simples ou Master. Se o cliente desejar,  também pode colocar o plano Simples mais um item avulso.

Para criar um plano, é necessário informar o nome e a descrição do plano, os itens que serão incluídos, o tipo de intervalo, se é semanal, mensal ou anual, e o espaçamento entre eles. Além disso, o lojista deve dizer o meio de pagamento que será utilizado, o tipo e a data de início da cobrança e, por fim, o número de ciclos, que é a duração do plano.

Utilizar pagamentos recorrentes pré-pagos e pós-pagos

A opção de Assinatura pré-paga normalmente é utilizada quando o valor da recorrência não varia de acordo com o consumo daquele período. O valor costuma ser um preço fixo, como por exemplo, planos de saúde, mensalidades escolares, entre outras.

Já a pós-paga é o oposto, geralmente é usada quando o valor da Assinatura varia de acordo com o consumo, como, por exemplo, planos de telefonia.

Definir datas e intervalo das cobranças

Com o pagamento recorrente é possível criar cobranças em dias específicos do mês. Nessa opção, o consumidor é cobrado em dias pré-definidos, como, por exemplo, todo dia 10 do mês.

Cabe a ele definir a data que deseja ser cobrado e o intervalo de tempo, se será semanal, mensal, trimestral ou anual, por exemplo. Claro que tudo isso depende do tipo de negócio do e-commerce, pois muitas vezes a frequência vai depender da atividade, produto ou serviço ofertado.

Aplicar descontos mensais ou periódicos

Essa funcionalidade permite dar descontos para os consumidores em períodos específicos. Logo depois, é possível voltar com o valor original da Assinatura.

Por exemplo, o lojista pode fazer campanhas para atrair consumidores oferecendo um desconto nos três primeiros meses, e depois desse período o valor automaticamente torna-se integral.

Portal exclusivo para gerenciar transações e cobranças

O lojista tem o conforto de poder concentrar as suas operações em um único lugar. O Portal da MundiPagg permite que ele visualize e gerencie transações, cobranças e faturas de forma simples e rápida.

O Portal apresenta a listagem de todas as Assinaturas referentes a um consumidor. É possível visualizar quais delas estão ativas ou canceladas, o plano que foi assinado e ainda o tipo de Assinatura, se é pré ou pós-paga.

Quer saber como contratar a Assinatura? Entre em contato com a gente agora mesmo!

Simone Chaves

Simone Chaves

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRRJ, atua como Analista de Marketing na MundiPagg.
Simone Chaves

Nova API

Para você que já está integrado à nova API, lançamos um novo Dashboard. Para acessá-lo, clique aqui:


NOVO DASHBOARD

API antiga

Caso você continue integrado à nossa API antiga, acesse por aqui o antigo Dashboard:


ANTIGO DASHBOARD
fechar