Nos últimos anos, vivemos uma evolução no consumo de produtos e serviços online. As lojas virtuais nos deram a possibilidade de comprar sem sair de casa, podemos contratar serviços de filmes e músicas pela internet e consumir em vários dispositivos, nos aproximar de marcas por meio de negócios de assinaturas, entre outras experiências.

Essa praticidade só foi possível porque as soluções tecnológicas avançaram muito, oferecendo sistemas que comportam todas as funcionalidades necessárias para esse tipo de atividade. Neste artigo, vamos falar sobre os negócios de assinaturas e como funciona a cobrança recorrente. Acompanhe!

O que é a cobrança recorrente?

Esse conceito consiste em criar pacotes de produtos ou serviços, de variados tipos e preços, que podem ser enviados ao consumidor durante um determinado período, por exemplo, mensalmente, quinzenalmente, trimestralmente, etc. Ele não é tão novo, afinal, as assinaturas de revista e jornal já existem há anos, mas a internet e as novas tecnologias impulsionaram novas ideias.

A partir do que foi acordado com o consumidor, as empresas criam as assinaturas com os produtos ou serviços selecionados e recebem o valor estipulado para continuar enviando os produtos, sem prender o limite do cliente. Esse tipo de pagamento é conhecido como cobrança recorrente e existe em vários tipos de negócios, como academias, escolas, faculdades, alugueis, TV a cabo, entre outros.

Lembra que no começo do artigo destacamos a influência das soluções tecnológicas na popularização dos negócios de assinaturas? Além dos exemplos citados até agora, o consumo recorrente se intensificou com o aumento dos SaaS (Software as a Service), traduzindo, Software como Serviço.

Trata-se de programas que funcionam na nuvem, ou seja, podem ser acessados de qualquer computador conectado à internet. Eles oferecem um serviço ao consumidor, que paga mensalmente para acessar esse software. Confira alguns exemplos de SaaS que utilizam a cobrança recorrente:

  • Spotify;
  • Netflix;
  • alguns gerenciadores de tarefas (Trello, Runrun.it).

A cobrança recorrente apresenta algumas especificidades de gestão. Os indicadores mais importantes desse tipo de negócio não estão apenas ligados à lucratividade, e sim à fidelização do cliente (falaremos mais sobre o assunto ao longo do artigo).

Como otimizar a cobrança recorrente?

Se interessou em investir em um clube de assinaturas na sua loja virtual? Caso a resposta seja sim, é importante pensar na otimização da cobrança recorrente.

O primeiro passo é investir em um sistema para controlar o faturamento dessa cobrança. Por meio dessa solução, vai ser possível fazer o cadastro do cliente, configurar as datas de vencimento, enviar e-mails com lembretes em caso de atraso, entre outras necessidades.

Em alguns negócios, os clientes podem adquirir produtos e serviços adicionais na sua assinatura, e esse valor deve ser inserido nas próximas cobranças. Por isso, é fundamental a utilização de um sistema de pagamento que tenha esse tipo de funcionalidade. Essa ferramenta ajuda a ter uma visão geral do faturamento e facilita a gestão do lojista.

Quais são as principais formas de pagamento nos negócios de assinaturas?

Agora que você conferiu o que é uma cobrança recorrente, veja quais são as formas de pagamento que podem ser utilizadas:

Cartão de crédito

De acordo com um levantamento da E-bit, 62% dos consumidores usaram o cartão de crédito para comprar em lojas virtuais em 2016. Nas cobranças recorrentes, assim em compras avulsas, o lojista pode receber em até 30 dias após a contratação do serviço. É possível antecipar o valor fazendo uma negociação com a adquirente, que pode cobrar taxas por isso.

Boleto bancário

Segundo o E-bit, 9% dos brasileiros preferem o boleto ao comprar em lojas virtuais. Essa forma de pagamento traz a oportunidade de compra para aqueles consumidores que não têm cartão de crédito. Uma das desvantagens é com relação à aprovação da transação, que pode demorar até três dias.

Débito automático

Essa forma de pagamento oferece praticidade ao cliente, já que não é necessário se preocupar em não perder a data de vencimento. Uma vantagem para a empresa é que o risco de inadimplência diminui, já que a cobrança é realizada diretamente na conta.

Quais os benefícios para o cliente?

Além de melhorar a receita do seu e-commerce, a cobrança recorrente também traz vantagens para os clientes. Veja quais são as principais:

O limite do cartão de crédito não é prejudicado

Quando fazemos uma compra parcelada, o valor total compromete o limite do cartão. No caso da cobrança recorrente, o consumidor não tem esse problema, já que o pagamento é feito mensalmente. Ou seja, mesmo que o valor anual da assinatura seja superior ao limite do cartão, o serviço pode ser contratado.

Comodidade no pagamento

Não é necessário fornecer os dados para a empresa todo mês, o cadastro é feito uma única vez, na contratação da assinatura. Além disso, não existe a preocupação de quitar a dívida mensalmente, pois a cobrança pode ser feita de forma automática por meio de conta corrente ou cartão de crédito.

Disponibilidade de autoatendimento

Geralmente, o consumidor tem muita liberdade para fazer requisições na sua assinatura, como mudanças de plano, alterações na forma de pagamento, 2ª via do boleto, entre outras solicitações. Muitas vezes, é possível até mesmo cancelar o serviço sem a necessidade de falar com alguém da empresa.

Qual é a influência dos negócios de assinaturas na fidelização do cliente?

Diferentemente do modelo de venda tradicional, não existe a compra de um único produto, e sim de uma assinatura. A receita é gerada durante todo o período em que o cliente realiza os pagamentos, e o retorno do investimento, muitas vezes, só existe quando há um número constante de assinaturas.

Por esse motivo, é fundamental que exista estratégia voltada para a fidelização de clientes. Esse trabalho pode garantir a sobrevivência do negócio, além de ajudar no aprimoramento do serviço.

Ao investir em um formato de assinaturas no seu e-commerce, é importante contar com um sistema que ofereça todo o suporte e funcionalidades necessárias para a gestão de pagamentos. O mercado oferece diversas opções de soluções tecnológicas, por isso, identifique qual é a melhor escolha para a sua empresa.

Neste artigo, explicamos o que são os negócios de assinaturas e como otimizar a cobrança recorrente. Conheça o pagamento recorrente da Mundipagg e peça uma proposta para seu e-commerce!

Nova API

Para você que já está integrado à nova API, lançamos um novo Dashboard. Para acessá-lo, clique aqui:


NOVO DASHBOARD

API antiga

Caso você continue integrado à nossa API antiga, acesse por aqui o antigo Dashboard:


ANTIGO DASHBOARD
fechar