Os e-commerces podem integrar com diversos meios de pagamento, e isso não é novidade. Quanto mais opções de pagamentos disponíveis no site, mais chance de converter vendas e de proporcionar uma boa experiência para o cliente. A novidade é que, além das opções tradicionais, agora também é possível aceitar voucher no e-commerce, finalizando o pagamento com Sodexo ou VR Benefícios, por exemplo.

Você pode estar se perguntando por que seria interessante disponibilizar pagamento por voucher. Para começar, como essa não é uma integração muito comum no mundo online, obtê-la pode ser um diferencial positivo para sua loja, atraindo mais consumidores.

Por isso, saiba mais como funciona o pagamento online por voucher, quais os seus benefícios e como começar a usá-lo. Confira!

Quais os benefícios de aceitar pagamento online com voucher?

Imagina que o seu cliente pediu uma pizza no seu e-commerce ou via aplicativo e quis pagar com o vale refeição e você não tinha essa opção disponível. Ele tem duas opções: paga com outro meio ou desiste da compra.

Agora imagina que sua loja virtual tenha planos de abastecimento de combustível, mas o seu cliente não consegue pagar com vale. Ou então, em outro cenário, que o seu cliente possui um “Gift Pass”, um vale presente, no qual é possível comprar roupas, eletrônicos e acessórios, mas a sua loja não aceita.

Em todos esses casos, como seria a experiência do seu cliente? Provavelmente não seria a melhor, já que ele esperava pagar de uma forma e não tinha isso disponível, concorda? Essa “frustração” pode fazer com que o consumidor abandone o carrinho no seu e-commerce ou vá buscar o produto em outro lugar.

Por isso, utilizar algum tipo de voucher no seu e-commerce como forma de pagamento pode ser um diferencial para as demais lojas virtuais. Isso porque além de aceitar mais um meio de pagamento, você eleva a experiência do cliente.

No entanto, essa integração pode depender do seu tipo de negócio, já que são vouchers específicos para alguns segmentos. Então, é recomendável fazer uma análise prévia dos benefícios de usar mais essa opção e como isso pode afetar o seu público.

Por isso, veja alguns dos principais benefícios de utilizar voucher no seu e-commerce:

Ofereça várias opções de pagamento

Como falado no início do texto, quanto mais formas de pagamento forem oferecidas no e-commerce maior a chance de conquistar os consumidores e converter vendas. Por isso, disponibilizar o voucher no checkout deixa o seu e-commerce com opções completas para finalizar o pedido.

Praticidade e comodidade aos seus clientes

Para os consumidores, o maior benefício de comprar com voucher online é a comodidade e o conforto. Por exemplo, alguns e-commerces disponibilizam a opção de comprar quentinhas de refeições saudáveis para o mês inteiro pagando com o voucher de Refeição. O consumidor pode escolher o cardápio, pagar on-line com o vale e eles entregam em casa todos os produtos.

Ou seja, o cliente consegue planejar refeições para o mês inteiro e não precisa estar no local para passar o cartão, pode pedir para alguém receber a encomenda. Essa praticidade e comodidade faz com que o consumidor tenha uma boa experiência e se torne cliente fiel da marca.

Garantia de crédito do consumidor

Como normalmente o cliente que possui voucher como benefício conta com esse crédito mensalmente, ele acaba se tornando uma venda garantida para o e-commerce. Isso porque esse valor fica reservado apenar para um segmento, como por exemplo, de alimentos.

Trazendo para a realidade do consumidor, o vale Refeição e Alimentação, que são os mais comuns, são destinados apenas para consumo de comidas, alimentos e bebidas. A pessoa que possui esse benefício pode se “dar ao luxo” de comprar um produto mais caro ou ir a algum restaurante mais refinado de vez em quando, já que esse dinheiro está disponível apenas para isso.

Isso facilita a decisão de compra do consumidor e acaba sendo mais fácil para o lojista converter essa venda do que algum que faria uma compra por impulso.

Mais segurança

Como as empresas de voucher atuam como emissoras do cartão, adquirentes e bandeira, é muito difícil que o lojista se depare com algum caso de fraude no e-commerce. Quando uma compra não é aprovada, normalmente é por falta de saldo ou por erro de digitação.

As empresas de voucher fazem a validação do lado deles e liberam a compra. Caso haja alguma irregularidade, isso é analisado por eles e provavelmente a compra dará não aprovada.

Por isso, o e-commerce não tem prejuízo com chargeback nem possíveis fraudes.

Entenda como aceitar voucher no e-commerce

Aceitar pagamento com voucher no e-commerce significa que o seu cliente também poderá escolher, entre as formas de pagamento do seu site, finalizar o pedido com as bandeiras Sodexo ou VR Benefícios, por exemplo.

Para utilizar as bandeiras de voucher é bem simples, basta entrar em contato direto com a empresa e solicitar uma afiliação para o ambiente digital, e então integrá-la à sua plataforma de pagamentos digitais.

Vale ressaltar que mesmo que você já possua afiliação no mundo físico, é necessário pedir direto para as empresas essa liberação para o e-commerce, pois do lado deles são processos e códigos distintos.

Dentre as opções de vouchers disponibilizados, é possível utilizar no e-commerce os de Alimentação, Refeição, Combustível, Cultura, Gift e Premium (cartões de presentes). Veja o que cada um deles oferece ao consumidor:

  • Alimentação: permite a compra de alimentos e produtos em mercados e e-commerces credenciados;
  • Refeição: compra de refeições em restaurantes, lanchonetes e em e-commerces do segmento;
  • Combustível: o vale combustível permite o abastecimento em postos de gasolina, ele é carregado com crédito acumulativo ou recarga automática. Ainda proporciona a indenização por acidente automobilístico;
  • Cultura: esse vale é reservado para a aquisição de livros, ingressos de cinemas, teatro e de outras atividades culturais, em redes e e-commerces credenciados;
  • Premium e Gift: é um cartão criado para empresas que precisam oferecer benefícios e premiações instantaneamente, como por exemplo, vales de Natal ou de aniversário, e com ele pode-se comprar produtos e serviços como se fosse um cartão de débito.

Uma vez integrado, é só escolher as opções de voucher que fazem sentido para o seu tipo de negócio e inserir em seu e-commerce a informação que é possível comprar com essa forma de pagamento. A partir daí, o consumidor poderá escolher no seu checkout qual meio de pagamento quer finalizar a compra.

Pagamento com voucher na Mundipagg

Com a Mundipagg agora é possível integrar com os vouchers Sodexo e VR Benefícios no e-commerce.  Para isso, é necessário se credenciar na respectiva empresa e solicitar afiliação para e-commerce e informar que irá transacionar pela Mundipagg.

Veja um pouco mais sobre essas duas bandeiras e quais os vouchers que você pode disponibilizar com cada uma:

Sodexo

Sediada na França, a Sodexo é uma das maiores empresas do mundo na área de serviços de alimentação e gestão de facilidades, presente no Brasil há 35 anos.

A Sodexo atua como uma emissora de cartões de benefícios e também como bandeira e adquirente. Ela emite cartões vouchers de Alimentação, Refeição, Combustível, Cultura, Premium e Gift (presente).

VR Benefícios

Presente no Brasil desde 1977, a VR Benefícios oferece soluções de vouchers que levam praticidade e comodidade às empresas e estabelecimentos brasileiros.

Assim como a Sodexo, é uma emissora de cartões que atua como bandeira e adquirente. Com ela, é possível adquirir os vouchers de Alimentação e Refeição.

Quer começar a aceitar pagamento on-line com voucher no e-commerce? Entre em contato agora mesmo!

Simone Chaves

Simone Chaves

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRRJ, atua como Analista de Marketing na MundiPagg.
Simone Chaves

Nova API

Para você que já está integrado à nova API, lançamos um novo Dashboard. Para acessá-lo, clique aqui:


NOVO DASHBOARD

API antiga

Caso você continue integrado à nossa API antiga, acesse por aqui o antigo Dashboard:


ANTIGO DASHBOARD
fechar