Escolha uma Página

Os consumidores entenderam que para evitar o caos das lojas na Black Friday, a melhor opção são as compras online. Mas assim como nas lojas físicas, os e-commerces também recebem um tráfego muito grande nesta data. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a preparar sua loja para o turbilhão de acessos da Black Friday.

Primeiro, vamos entender um pouco a origem deste dia. A Black Friday começou nos EUA e acontece na última sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças. Enquanto no Brasil ela começou em 2010, os americanos já lotam as lojas nesse dia há mais de 80 anos. A data surgiu da necessidade de liquidar os estoques, colocando produtos a preços baixíssimos, para a preparação para o Natal.

Com o aumento do varejo online, a implementação da Black Friday no e-commerce foi automática. Hoje, muitos consumidores preferem passar este dia na internet do que enfrentar longas filas e tumulto nas lojas físicas. Ao contrário dos Estados Unidos, aqui no Brasil a Black Friday começou no e-commerce antes do varejo físico. Enquanto em 2011, as vendas foram de 100 milhões, em 2015, elas atingiram 1.6 bilhão. Mesmo com a economia não indo bem, a expectativa é que esse ano as vendas tenham aumento significativo.

Vamos começar falando sobre as estratégias que podem ser adotadas nas semanas que antecedem a data.

ESCOLHA DOS PRODUTOS

A primeira tarefa é selecionar bem os produtos que serão ofertados para que você tenha o melhor retorno possível. Esta é uma excelente oportunidade para se livrar daqueles produtos “encalhados” no estoque. Além deles, os que possuem margem maior permitem que você não diminua muito seu lucro.

Outra ideia é ofertar produtos que “puxem” outros. Ou seja, se muitos consumidores do produto A, também compraram o produto B, então é bom dar destaque de um na página do outro. Além disso, a Black Friday é uma ótima oportunidade para ofertas que não necessitam de estoque e são facilmente escaláveis. Esses tipos de produtos são, geralmente, ligados à música, vídeos ou aulas online, por exemplo.

COMUNICAÇÃO

A comunicação com o cliente é algo fundamental para uma boa experiência de compra. Você precisa anunciar que está preparando seu negócio e criando descontos para o grande dia. Dessa forma, seu cliente fica informado e poderá se planejar com antecedência e, claro, te incluir no planejamento de compra. Dados do e-bit mostram que 85% dos consumidores gostariam de saber das ofertas antes da Black Friday. E deles, 87% afirmam que o e-mail marketing é o melhor canal para essa informação.

E-MAIL MARKETING

É uma ferramenta que traz muitos resultados, principalmente se trabalhado em conjunto com os leads conseguidos através de Landing Page. As segmentações podem ser feitas tanto por clientes que já mostraram interesse ou por compra de produtos relacionados.

Tenha em mente que além do seu negócio, milhares de varejistas também estarão enviando e-mails para seus consumidores. Você terá que se destacar, então, seja criativo e vá direto ao ponto.

LANDING PAGE

A Landing Page também é uma alternativa para o sucesso na Black Friday e na indexação pelos mecanismos de busca. Além disso, criando a LP antes da data, você consegue usa-la para a captação leads. O objetivo é poder avisá-los com antecedência de certos produtos que entrarão na promoção.

COMPATIBILIDADE

Certifique-se de que seu site seja responsivo, ou seja, esteja adaptado para ser compatível com desktop e mobile. Dados de 2015 mostram que há 102 milhões de usuários de smartphones e, durante a Black Friday, 30% deles acessaram exclusivamente via mobile.

Depois de toda a preparação feita nas semanas anteriores à data, é muito importante que você fique atento ao seu site e monitore eventualidades para que sejam solucionadas o mais rápido possível.

HOME DO SITE

Uma excelente dica é criar uma home exclusiva para este dia, ela deve ser mais leve para ter carregamento rápido. É bom lembrar que muitos usuários deixam sites que demoram mais que 3 segundos para carregar.

ESTOQUE ATUALIZADO

Fique de olho no seu estoque! Boas ofertas geram bons resultados, mas isso não significa que você tem um estoque infinito. Por isso, se algum produto se esgotar, esteja pronto para lançar outra oferta. Além disso, acompanhe de perto os pedidos e avalie os produtos que estão performando melhor. Os produtos que não estiverem, deverão ser trocados para que seu retorno seja maior.

Na hora da compra, é extremamente importante que os produtos tenham uma boa descrição. Caso você não possua as características dos produtos, é provável que o usuário vá procura-las e acabe caindo no concorrente.

TAGS DE IDENTIFICAÇÃO

Durante o período, é importante destacar os produtos das promoções. Vale botar uma tag nas ofertas para identificar e evidenciar todos os produtos ofertados. Um detalhe muito importante: verifique todas as imagens, links e preços, afinal, você não quer nenhuma informação errada.

SAC

Ofereça um bom serviço de atendimento ao consumidor e envolva uma equipe eficiente. Durante esse período, muitos clientes têm dúvidas e é essencial que você consiga atender todos e oferecer bom serviço. Um mal atendimento, pode resultar no abandono do site e, experiências ruins são mais impactantes que as boas. Isso significa que, se o cliente tem uma experiência ruim, é preciso que ele passe, em média, por 12 experiências boas para que ele supere a má impressão. Por isso, se programe e só ofereça serviços de atendimento em canais que você realmente possa atender.

Então agora que você já sabe como estar pronto para receber seus clientes e proporciona-los uma experiência de compra legal no seu site, prepare-se que a maratona vai começar!

Veja aqui como foram os resultados da Black Friday em 2016.

 

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x