Está em busca de soluções que permitam melhorar o desempenho do e-commerce nas redes sociais? Então, saber o que é o pixel de conversão do Facebook e como ele pode ser usado é fundamental!

Primeiramente, é necessário compreender o conceito. O pixel de conversão do Facebook consiste em um trecho de código JavaScript que é gerado no Facebook Ads. Inserido no código do site, ele acompanha o comportamento do consumidor após o clique no anúncio do e-commerce na rede social.

O código aciona um servidor que emite um chamado de imagem de 1×1 pixel, tamanho que não prejudica o carregamento da página, mas permite executar o rastreamento on-line. Dessa forma, é possível acompanhar ações como impressões de anúncios, conversões e taxa de abertura.

Também chamado de gif transparente, o recurso possibilita que o e-commerce acompanhe as ações dos usuários que tenham início no Facebook. Importante destacar que o rastreamento só funciona para anúncios que direcionam o usuário para páginas fora da rede social.

Conheça alguns benefícios da solução e como utilizá-la.

Por que usar o pixel do Facebook?

A mensuração das estratégias de marketing digital é essencial para que os gestores direcionem os investimentos e otimizem os recursos, analisando e aumentando o retorno sobre o investimento (ROI) obtido.

Por atender a essa demanda, o pixel do Facebook traz resultados efetivos para as campanhas realizadas nessa mídia social. Veja alguns deles:

Aumentar a conversão de clientes

Um primeiro benefício ao usar o rastreamento é alcançar melhores resultados para as campanhas, aumentando a conversão de clientes. Isso é possível devido ao recurso “Lookalike Audience” para os anúncios.

Disponível na área de Rastreamento de Conversão do Facebook Ads, o recurso agrupa usuários com perfis semelhantes aos que já realizaram a ação rastreada pelo pixel. Assim, o e-commerce consegue criar uma audiência para os anúncios com base em usuários que apresentaram interesse pela marca.

Conhecer a efetividade das ações de marketing

Só é possível conhecer a efetividade das ações de marketing utilizando ferramentas que mensurem com clareza e segmentação os resultados obtidos.

No caso do pixel, ele permite mensurar quais os anúncios, perfis de públicos, regiões e outras características da campanha que trouxeram mais resultados para o negócio. Assim, além de viabilizar o cálculo do ROI, o recurso possibilita tornar os investimentos mais eficientes.

Esse recurso é fundamental para um e-commerce que quer se tornar mais competitivo. Ele impacta um público-alvo com características mais próximas do cliente ideal do negócio, assim como aumentando as vendas iniciadas em mídias sociais.

Otimizar a campanha

A otimização das campanhas veiculadas no Facebook pode ser realizada a partir de duas vantagens proporcionadas pela ferramenta de rastreamento. A primeira é porque o pixel inserido no site informa o Facebook sobre os objetivos da campanha, permitindo que a rede social ajude na otimização dos anúncios ao exibi-lo para usuários mais propensos a clicar e converter.

Outro benefício se refere ao próprio aprendizado acumulado dos analistas responsáveis pelas campanhas do Facebook. Ao analisarem e acompanharem essas informações, podem desenvolver peças mais relevantes considerando o perfil mais impactado com os anúncios.

Fazer remarketing

Antigamente, o Facebook tinha dois pixels distintos para remarketing e conversões. Agora, o uso de um único pixel de rastreamento simplifica a adoção da ferramenta e a torna necessária para estratégias de marketing digital.

Com o pixel é possível identificar quais usuários clicaram nos anúncios e qual foi o comportamento deles no site. Assim, o remarketing se torna mais eficiente, pois permite fazer ofertas e impactar o usuário considerando exatamente o comportamento de compra que demonstrou.

Apesar dos imensos benefícios para a estratégia digital do e-commerce, o pixel não é unanimidade. Muitos gestores acham que a ferramenta é cara ou difícil, entretanto, o recurso é gratuito para anunciantes do Facebook!

Como utilizar o pixel de conversão do Facebook?

Dar início à estratégia de rastreamento utilizando o pixel de conversão do Facebook é bastante simples. Preparamos um passa a passo com as oito etapas necessárias para começar.

  1. Acessar o Power Editor, do Facebook Ads, e clicar em “Conversion Tracking”, localizado na coluna do lado esquerdo.
  2. O botão “Create Conversion Pixel” estará disponível no canto superior direito da página. Clique nele para continuar.
  3. Em seguida, nomeei o pixel de conversão, sendo indicado escolher um nome que represente seu negócio. Selecione uma das categorias disponíveis para rastreamento, sendo elas: “conclusão de compra”, “registros”, “leads”, “visualizações de página principal”, “adicionar ao carrinho” e “outras conversões do site”.
  4. Após definidas essas características, clique em “Create Pixel”.
  5. Será exibida uma janela para que você visualize o código do pixel que foi criado. Copie o pixel e cole o código, entre as tags <head> e </head>, na página que será rastreada no site.
  6. Retorne ao Power Editor e crie um anúncio normalmente na página de criação.
  7. Antes de finalizar o anúncio, selecione a opção “Track conversions on my website for this ad’” para ativar o pixel de conversão no site que ainda estará inativo sem essa ação.
  8. Pronto! O pixel de conversão já pode ser usado para rastrear as conversões e comportamento do usuário após essa ação!

Utilizar o pixel para acompanhar quais são as ações do potencial cliente após clicar em um anúncio não exige investimento direto. O custo se refere apenas ao do próprio anúncio, mas tem um grande potencial de impactar o desempenho do e-commerce.

A utilização do recurso também é simples, podendo ser solicitada para a equipe responsável pelo marketing digital do negócio. A adoção desse tipo de ferramenta torna o e-commerce mais competitivo e melhora a análise de desempenho das ações executadas.

Gostou de saber sobre pixel de conversão do Facebook e quer outros materiais semelhantes para tornar seu e-commerce mais competitivo? Então, nos acompanhe nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Simone Chaves

Simone Chaves

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRRJ, atua como Analista de Marketing na MundiPagg.
Simone Chaves

Últimos posts por Simone Chaves (exibir todos)

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x