Com certeza você já ouviu alguém dizendo que tentou finalizar uma compra, mas teve sua transação negada. A recusa de transações é, na verdade, um evento bem comum dentro do mercado de e-commerce.

Dados de mercado apontam que, em média, três em cada dez transações no e-commerce não são completadas. Seja por dificuldade de conexão entre adquirente e loja ou por problemas no cartão do cliente. É importante que o lojista saiba identificar e entender o motivo de cada recusa. Assim, ele transforma a solução de pagamento em uma ferramenta estratégica para o seu negócio.

É comum que um cliente que teve sua transação negada ache que tenha a ver com limite de crédito. Mas existem outros motivos pelos quais a recusa pode acontecer.

Conheça agora os 5 principais motivos pelos quais uma transação poder ser recusada:

1 – Timeout

É um problema frequente em qualquer produto ou serviço que funcione na Internet. Algumas adquirentes em picos de volume costumam apresentar este erro. Um timeout nada mais é que a demora na comunicação entre dois serviços. Neste caso, é entre a adquirente e banco ou entre a bandeira.

2 – Indisponibilidade

Geralmente ocorre quando há dificuldade de conexão ente a loja ou gateway de pagamento com o adquirente. Algumas adquirentes ficam indisponíveis para reformular o sistema ou manutenção, mas ela deve avisar que estará indisponível durante o período.

3 – Falta de limite

Acontece quando o valor da compra é superior ao permitido no cartão de crédito do cliente. Se isso acontecer, a melhor opção é ligar para o banco pedindo aumento do limite no cartão. Em alguns casos, o banco negocia com o cliente a liberação do limite para uma determinada compra.

4 – Informações erradas

Ao preencher os dados do pagamento, o consumidor pode ter digitado alguma informação errada. O número do cartão, data de vencimento e nome impresso devem estar digitados corretamente.

5 – Cartão bloqueado

Este erro ocorre normalmente quando o portador do cartão sofre um bloqueio. O bloqueio pode ser feito pelo banco emissor do cartão após uma tentativa de fraude ou roubo ser detectada.

 

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x