Escolha uma Página

As lojas físicas sempre se preocuparam com vitrines bonitas e bom merchandising para atrair os clientes. Hoje, essa preocupação transcende o físico e invade o mundo virtual. Isso porque, uma boa apresentação e o cuidado com o desempenho do ecommerce oferece ao consumidor melhor experiência de compra.

Cientes disso, os lojistas vêm se preocupando com a usabilidade e a otimização das suas lojas. Um site desorganizado gera confusão, dificuldade de encontrar produtos ou informações e faz com que os clientes se percam durante o processo.

Para melhorar seu ecommerce, selecionamos 5 dicas que vão te ajudar a otimizar seu negócio.

1- Apresentação

Nem sempre as pessoas entram no site sabendo exatamente o que vão comprar. Muitas vezes o usuário está buscando por categorias e todos os itens daquela categoria devem estar bem claros. Uma loja de roupa, por exemplo, deve segmentar as sessões de calças, blusas, assessórios, sapatos, etc. O importante é não deixar o cliente com dúvidas, porque esse é um dos maiores vilões da conversão. Uma vez que o cliente não encontre uma boa descrição do produto, ele provavelmente irá procurar no concorrente.

Uma imagem vale mais que mil palavras! Use fotos com boa resolução e em todas as cores ou variações do produto. Apresente o produto exatamente como ele é. Imagens ilustrativas que não captam a realidade podem gerar decepção e deixar uma má impressão para o cliente. E não se esqueça do detalhamento de informações: tamanho, material, frete, etc.

2 – Mobile

As compras realizadas através de dispositivos móveis crescem a cada dia e é indispensável ter um site responsivo. Tornar seu ecommerce responsivo significa que os usuários conseguirão acessá-lo independente do dispositivo (notebook, tablete, smartphone…) sem desconfigurar as páginas. Segundo a Exame, em 2015, um quinto das compras online eram realizadas através de smartphones. O importante aqui, é não perder clientes pelo descuido de não estar em todos os dispositivos.

3 – Desempenho e velocidade

O desempenho da sua loja virtual pode ser medido pela rapidez com que as páginas são carregadas. Atualmente, é inaceitável esperar mais do que alguns segundos para que uma página carregue. Em geral, o usuário espera até 3 segundos para uma página carregar. Se sua loja demora mais de 3 segundos para abrir, é bem provável que ele a abandone. Além disso, o Google monitora essa velocidade e pune sites lentos e rebaixando-os na busca orgânica.

As imagens de um site correspondem a mais da metade do seu tráfego. Otimize suas fotos para que esse tempo diminua e você ganhe mais velocidade. Entenda melhor aqui.

4 – Sistema de buscas

Nem sempre o usuário está disposto a navegar por todas as páginas até encontrar o item que procura. É importante que o site possua uma ferramenta de busca visível para agilizar a procura do cliente por seu produto.

O Instant Preview é um recurso legal para otimizar esse processo já que ele exibe o resultado abaixo da barra de buscas conforme o comprador digita a palavra-chave.

5 – Checkout

O ambiente de checkout é aquele que aparece quando o usuário vai finalizar a compra. Muitas lojas possuem checkout fora do ambiente do site, ou seja, o cliente é redirecionado para outra janela. Pedir para o cliente inserir os dados do cartão em outra janela, gera insegurança e ele pode desistir da compra.

A página de checkout é o ambiente mais sensível do ecommerce e deve receber muita atenção dos lojistas. Quando um cliente chega no checkout, ele ainda considera se a compra vale a pena. É aí que o lojista tem que trabalhar para que o cliente não desista da compra. Veja mais dicas sobre como melhorar sua página de checkout aqui.

 

Sabemos que existem outros fatores que influenciam no sucesso de um ecommerce como logística, sistemas de informação e bom atendimento ao cliente. Contudo, o desempenho do seu negócio reflete na experiência do usuário e, no final, buscamos sempre a excelência e uma melhor experiência de compra.

 

Últimos posts por MundiPagg Blog (exibir todos)

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x