As datas sazonais são importantes para qualquer e-commerce, pois elas são responsáveis por uma parte significativa do faturamento das lojas.

Black Friday, por exemplo, somente no ano passado faturou cerca de R$ 1,9 bilhão de reais, um aumento de 17% em comparação com 2015, além do aumento no número de pedidos.

Como observamos, datas importantes e chamativas podem aumentar o número de acessos. Entretanto, alguns problemas — como site fora do ar — podem atrapalhar o desempenho, por isso, preparamos três dicas para evitar que isso aconteça. Confira!

1. Escolha uma boa hospedagem

As lojas virtuais, ao contrário das físicas, não têm horário de funcionamento e, por isso, precisam estar disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Contar com uma boa hospedagem deixará seu e-commerce preparado para permanecer disponível para os consumidores.

Se sua loja on-line não tiver um bom desempenho na velocidade de carregamento ou simplesmente ficar fora do ar, poderá provocar diversos fatores que influenciam o consumidor a desistir de comprar em sua loja.

Se seu e-commerce já está no mercado há algum tempo, é interessante verificar como está o desempenho da hospedagem contratada. Investir em uma hospedagem dedicada é ideal para as grandes lojas virtuais, pois, geralmente, o número de acessos é alto.

Se você não sabe a diferença entre as hospedagens, fique tranquilo que explicaremos.

A maioria das empresas de hospedagem oferece alguns planos e vamos verificar qual é a melhor opção para o seu e-commerce, confira:

  • Hospedagem compartilhada: esse tipo é ideal para as lojas que estão começando e ainda não oferecem um grande número de produtos, nem recebem muitos visitantes. Basicamente, a sua loja vai dividir um espaço em um servidor com várias outras;
  • Hospedagem dedicada: indicada para as lojas que têm alto volume de acessos e, ocasionalmente, como na Black Friday, tem picos maiores ainda. Esse tipo oferece um servidor exclusivo para o seu e-commerce;
  • Hospedagem VPS: é a sigla para Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado. Essa hospedagem é uma opção intermediária entre a compartilhada e a dedicada. Basicamente, o VPS oferece uma hospedagem dedicada virtual, mas com capacidade, desempenho e custo um pouco inferiores aos do dedicado e com menor custo;
  • Hospedagem cloud: a hospedagem em nuvem é uma opção para as lojas que têm picos de acessos constantes. De forma geral, ela é distribuída em vários servidores virtuais, aliviando a carga de um servidor e aumentando a capacidade de processamento dos dados.

Como visto, existem vários tipos de hospedagens disponíveis no mercado, por isso, analise qual será a melhor para seu e-commerce. Verifique qual é o número médio de acessos em um dia normal e qual será a projeção de visitantes em datas com alto volume de vendas.

Além de uma boa hospedagem, procure reforçar a segurança do seu e-commerce.

2. Invista na segurança de sua loja virtual

No ambiente virtual a segurança também deve ser levada muito a sério. Os e-commerces lidam com vários dados importantes, tanto dos clientes como os de cartões. Por isso, invista em certificações e selos que protejam sua loja on-line do começo ao fim.

Além de ter uma boa opção de hospedagem, em que seu e-commerce consiga performar bem, é interessante verificar se a empresa conta com bons meios de garantir que seus dados estejam protegidos.

Um evento muito comum que acontece é o Ataque DDoS. Não se preocupe, explicaremos o que é e como se prevenir.

Ataque DDoS é a abreviação para Distributed Denial of Service ou ataque distribuído de negação de serviço, que tem como objetivo tirar um site do ar. Esse ataque é realizado por vários computadores infectados que acessam seu e-commerce milhares de vezes ao mesmo tempo em um pequeno espaço de tempo.

Como sabemos, quanto maior o tempo que sua loja virtual ficar fora do ar, mais prejuízo terá. Além de ter perda de dinheiro e da confiabilidade, podem ter alguns dos seus dados roubados.

Além da hospedagem, é ideal utilizar um CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Informação), que basicamente faz uma cópia do seu site e distribui em vários servidores. Isso dificulta o acesso à hospedagem principal.

Ter uma boa equipe de TI dedicada ao seu site também é fundamental para garantir o bom funcionamento.

3. Faça um bom monitoramento

Seu e-commerce tem a melhor hospedagem disponível no mercado e as melhores ferramentas de proteção, mas mesmo assim ocorre erros rotineiros. Esse ponto pode ser causado pela falta de monitoramento constante do seu site. O ideal é que seja testado todas as funcionalidades do site de forma regular.

Um ponto interessante é verificar o histórico de erros. Um exemplo, é analisar quais foram as reclamações mais comuns que os usuários reportaram. O site está demorando a carregar ou apresenta algum erro quando um comando é requisitado? Monitore esses pontos e, caso voltem a acontecer, corrija-os rapidamente.

Analise se o site está usando muitos recursos dos servidores e se o consumo estiver alto verifique quais os motivos que estão levando a isso.

Procure otimizar a codificação da sua plataforma. Erros de digitação ou códigos extensos farão com que seu site fique fora do ar.

Imagine se acontece um erro em plena Black Friday? Provavelmente será um grande problema para sua empresa.

Além do monitoramento interno do seu e-commerce, verifique se a empresa de hospedagem também realiza o aperfeiçoamento constante dos seus serviços.

Garantir que tudo ocorra bem na Black Friday é um trabalho que acontece de maneira contínua. A preparação deve ser feita com antecedência. Além de verificar os resultados passados, é interessante verificar a projeção para o próximo.

Ficar conhecido como o site fora do ar na Black Friday não é um título que as empresas querem ter.

Essas três dicas são para solucionar os principais erros que acontecem em grandes datas. Por isso, sempre fique atento para as variações de acessos em sua loja virtual e quais foram as consequências. Esse ponto pode ser um indicador que diz se sua loja virtual está preparada ou não.

E aí, acha que sua loja virtual está pronta para receber os consumidores na Black Friday? Conheça outros vilões do e-commerce e saiba como combatê-los! Acesse: sosblackfriday.com.br

Bruna Medeiros

Bruna Medeiros

Formada em Comunicação Social pela ESPM, é analista de Marketing da MundiPagg.
Bruna Medeiros

Quer receber as novidades de e-commerce em primeira mão?

x